terça-feira, 9 de outubro de 2018

Curso MAES
09/10


 Resenha colaborativa sobre currículo (09-10)

Currículo

O currículo escolar é uma parte importante da organização escolar e faz parte do projeto-político-pedagógico de cada escola. Por isso ele deve ser pensado a partir da realidade do estudante, tendo o mesmo como centro da construção do conhecimento.
O currículo pode ser elaborado a partir das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas. Nos níveis: Formal, Real e Oculto. O Formal é aquele que nos é cobrado, seguindo padrões de desenvolvimento e organização.  Real que realmente é efetivado, ou seja, o que foi executado na prática. Oculto aquele que não está escrito é a relação professor (a) com estudantes, sua organização e ideologia. Podendo ter as seguintes abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.
O  currículo tem a função de associar, elaborar, determinar um  bloco de conteúdos curriculares a serem estudados / apreendidos por um grupo de estudantes / indivíduos um conjunto de esforços pedagógicos, que podem-se afirmar que é por intermédio do currículo que as "coisas' acontecem na escola.  O desenvolvimento de conceitos e valores elencados inclusive no PPP para alicerçar a formação do estudantes, pautado na LDB 9394/96.

A importância de um currículo escolar diferenciado na formação do estudante é que o fazer pedagógico precisa estar centrado  no estudante, uma vez que,devemos nos basear na realidade dos mesmos, os quais como centro do seu próprio processo de ensino e aprendizagem tendo a figura  do professor como mediador na construção do conhecimento. Onde os estudantes definem o quê, para quê e quando determinados conteúdos serão trabalhados o que resultará no êxito ou fracasso escolar. Sendo que as vantagens do currículo diferenciado são inúmeras, podemos destacar que ele traz melhor interação, criatividade, criticidade, transforma transformar e ser mais reflexivo.